Modo Preparação Molho

 

  1. Num tacho, mistura-se todos os ingredientes, exceto o amido de milho. Vai-se mexendo, em lume brando, com cuidado para não pegar. Quando ferver, adiciona-se o amido de milho, diluído num pouco de água (apenas o suficiente para diluir bem – 5 a 6 colheres). Vai-se mexendo sempre, até engrossar.
  2. Dica: Caso seja necessário, passar a varinha mágica, para desfazer eventuais grumos e deixar o molho homogéneo.

 

 

 

Modo de Preparação Francesinha

 

  1. Grelhar os bifes, previamente temperados com alho, sal, um pouco de vinho branco e pimenta (usei massa malagueta, açoriana, comprada em São Sebastião, à beira da estrada), as salsichas, cortadas a meio, e as fatias de chourição, apenas até adquirirem um aspeto “enrugadinho”.
  2. Colocar num tabuleiro 1 fatia de pão por pessoa, sobre cada uma, colocar um bife, outra fatia de pão, as salsichas, uma fatia de chourição e uma de fiambre. Cobrir com uma última fatia de pão e duas fatias de queijo (podem colocar, como já referi, um ovo estrelado no topo).
  3. Regar generosamente com molho. Levar ao forno até que o queijo esteja derretido (a minha mãe tem um forno a lenha, no quintal, e quando as faço lá ficam divinais!).
  4. Transferir para um prato e servir, simples ou acompanhadas com batatas fritas.