modo de preparo

No azeite, refogue a cebola até dourar. Acrescente a carne e mexa até ficar bem solta. Junte o tomate e refogue bem. Adicione a polpa de tomate e cozinhe. Tempere com sal e pimenta. Mexa. Acrescente o orégano, as passas e o cheiro-verde. Misture bem, retire do fogo e reserve.

Massa

Em uma tigela, coloque a farinha, o óleo, as gemas e o sal. Comece a misturar com a mão e junte a água, aos poucos, até a massa se soltar. Cubra e deixe descansar por 30 minutos. Abra a massa fina com um rolo, em um retângulo. Polvilhe com amido, dobre em três e depois em três de novo. Abra novamente e repita mais duas vezes, polvilhando sempre com o amido. Abra novamente com a espessura de 4 mm e corte discos de 8 cm de diâmetro. Recheie com a carne, aperte as beiradas para fechar bem e coloque os pastéis em uma assadeira levemente polvilhada com amido. Pincele os pastéis com a gema e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 20 minutos ou até dourarem. Sirva em seguida no lanche da tarde ou como entrada.

Dica

Quando trabalhada a primeira vez, a massa tem aspecto de cozida (semelhante à da coxinha). Quanto mais trabalhada for (abrir e polvilhar com amido e abrir novamente), mais folhada ela ficará